
Manaus tem ótimas opções gastronômicas, para todos os gostos (e bolsos). A seguir, uma lista dos locais por onde passei, entre descobertas e locais recomendados por guias conceituados, como o da Revista Exame.
Caxiri
Considerado por quem entende de gastronomia como um dos melhores restaurantes de Manaus. Pratos regionais, com ingredientes locais e sofisticação – em frente ao icônico Teatro Amazonas.
Drinks ótimos com frutas da Amazônia. Recomendo o lombo de peixe tambaqui dourado com molho de ervas, raspas de laranja & castanhas, abacaxi grelhado e macaxeira recheada com queijo coalho. De sobremesa, o inusitado sorvete com calda de tucupi negro do povo indígena Wapichana, compota de cubiu, castanha caramelizada e compota de caju.
Tacacá da Gisela
Considerado o mais tradicional tacacá de Manaus. Fica na praça logo em frente ao Teatro do Amazonas.
Tambaqui de Banda
Este restaurante, também próximo ao Teatro Amazonas, é outro clássico de Manaus. Local famoso pelos peixes amazônicos e pratos típicos. Provei quase um rodízio, com muitas iguarias:
- Caldo de peixe servido de cortesia;
- Pastéis de queijo coalho e bolinhos de peixe da Amazônia;
- Suco de xarope e pó de guaraná, amendoim com pele e abacate;
- Tacacá – a famosa sopa do norte com goma, camarões, Jambu e tucupi;
- Caboco enrolado – rolinhos de banana pacovã frita recheados com peixe pirarucu seco refogado e cream cheese;
- Doce de cupuaçu, sorvete de creme e lascas de castanha-do-Pará;
- Caipirinha de abacaxi com picolé de açaí;
- Bolo quente de macaxeira com sorvete de tapioca e coco ralado;
- Chocuca: brownie de chocolate, geleia de cupuaçu, sorvete e coco ralado no topo;
- Drink Le Magnifique: gin Tanqueray, limão siciliano, pimenta rosa, alecrim e tônica.
Moquém do Banzeiro
Consolidado como verdadeiro patrimônio manauara – onde existe desde 2009 – o Banzeiro está em dois endereços. Eu fui ao Moquém do Banzeiro, que fica no shopping Manauara, e não no original, na rua Libertador. As receitas de influência amazônica são imperdíveis. Nesse dia não estava com muito apetite, mas provei um prato com tapioca e uma sobremesa com banana pacovã assada com casca assada no forno, coberta com crosta de açúcar e acompanhada de sorvete de cumaru (uma especiaria da região amazônica, conhecida como a baunilha brasileira, de sabor adocicado, com notas de coco e baunilha).
Destaque para os drinks diferentes. Servido em uma cuia indígena, o Moquém leva gin infusionado com especiarias da Amazônia, calda de capim santo e notas cítricas. O drink Manauara é feito com banana pacovã, suco de limão e vinagrete de banana.
Casa Monsenhor
Descobri esse essa confeitaria imperdível transitando pelos arredores do hotel onde me hospedei. Destaque para essa torta de cupuaçu (fruta típica da Amazônia) e doce de leite.