
Ao lado do Palácio da Bolsa, no porão da belíssima Igreja de São Francisco, sobre a qual comentei no post referente ao Porto, estão as Catacumbas, visita obrigatória para aqueles que, como eu, apreciam arte sepulcral e necroturismo – segmento que ganha cada vez mais popularidade e que atrai milhões de turistas em visitas, guiadas ou não, a cemitérios famosos. Portanto, vá se não tiver medo. Garanto que será uma visita no mínimo curiosa. São locais com suntuosa arquitetura, obras de arte e que contam reúnem registros de vários momentos da História.
As Catacumbas são das únicas que podem ser visitadas em Portugal e onde ainda se podem ver gavetões datados de meados do século XIX nas paredes das criptas centrais, semelhantes aos encontrados cemitérios atuais, em várias cidades, a exemplo de Porto Alegre. Nesses gavetões, descansam os restos mortais de famílias nobres do Porto.
Há ainda antigas caixas de esmola:
Porém, o ponto alto da visita é uma das últimas criptas, onde uma velha grade, coberta de vidro, cobre o chão. Ali estão pilhas de ossos e crânios no centro de uma câmara, que pertenciam aos irmãos da Ordem Terceira que pretendiam aguardar a ressurreição no dia do Juízo Final em terreno sagrado. Vale lembrar que a construção da Igreja de São Francisco iniciou como parte de um convento franciscano.