Capela dos Ossos – Évora, Portugal

Impossível não associar à frase “Os vivos são sempre e cada vez mais governados pelos mortos”, de Auguste Comte, presente na entrada de um dos principais cemitérios de Porto Alegre, minha cidade natal

Após Lisboa e Sintra, nos dirigimos a Évora. E lá visitei este verdadeiro monumento de arquitetura penitencial! Pude me sentir em casa na Capela dos Ossos, mais feliz do que nunca. Um dos lugares na minha bucket list de viagens e que finalmente conheci. Obrigatório para quem gosta de Arte Funerária, fica no interior da Igreja de São Francisco. Destaque para a beleza dos Memento Mori.

Meu testemunho em janeiro de 2017: um pouco tímida, mas está valendo…

Tenho curiosidade de saber como conservam esse local…

A Capela dos Ossos foi edificada no século XVII por iniciativa de três frades franciscanos cujo objetivo era transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. Uma mensagem que é claramente passada aos visitantes logo à entrada, através do aviso: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. 

 

Um comentário sobre “Capela dos Ossos – Évora, Portugal

  1. Que visão de paz. Realmente um lugar de sonhos. Achei seu site pesquisando sobre arte tumular, logo mais o verei com mais detalhes. Obrigado pela oportunidade.

Deixe uma resposta