Cemitério de Chauchilla – Nazca, Peru

Um lugar impressionante que eu visitei certa vez em Nazca, no Peru, foi a necrópole das civilizações Nazca e Wari, anteriores aos incas. O local foi aberto à visitação, mas originalmente cada túmulo era fechado e no interior eram depositados comida (pode-se ver as vasilhas), roupas em lã de lhama e alpaca em excelente estado, adornos, jóias etc – eles acreditavam que era o recomeço de uma nova vida, então tudo de pessoal tinha de ser enterrado com o cadáver (em outras civilizações mundo afora isso também acontecia).

Todos com os corpos voltados à direção do sol de forma precisa. Os cabelos com o tempo clarearam por conta do sol (tons de ruivo ou loiro, mas originalmente era preto). Tudo em excelente estado de conservação. Vi muitos túmulos de bebês e ossos espalhados pela necrópole.

Como sempre me interessei por cemitérios, inumação, cremação e ritos fúnebres em todas as épocas, não podia deixar de visitar o local. Essa necrópole data mais ou menos do ano 800 D.C e foi constantemente violada, roubada por moradores das proximidades que venderam ossos e objetos a museus ao longo dos anos. Foi descoberta por acaso por fazendeiros há 90 anos.

Deixe uma resposta