Pousada Refúgio da Vila – Praia do Forte, Litoral Norte da Bahia

Pousada Refugio da Vila Interior3
Pousada do Roteiros de Charme é considerada a melhor da Praia do Forte

Estivemos hospedados na Refúgio da Vila, entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2020, considerada a melhor pousada da Praia do Forte, em meio à exuberância da chamada Rota dos Coqueiros, no Litoral Norte Baiano. Em ótima localização, próxima às praias, ao Projeto Tamar e aos bares e restaurantes da vilinha (menos de 5 minutos de caminhada), a pousada é aconchegante e ao mesmo tempo sofisticada.

A equipe é muito atenciosa, fazendo questão em garantir o conforto dos hóspedes, e o café da manhã gourmet é um capítulo à parte. Aliás, o restaurante é disputado, pois é considerado um dos melhores da Praia do Forte e tem uma boa carta de vinhos e coquetéis diferentes.

É uma pousada que integra a associação Roteiros de Charme. Então, a excelência do serviço é garantida. Os quartos são pequenos, mas apresentam todo o conforto necessário, cofre e rede em uma varanda com vista para a piscina aquecida.

Entre as opções de lazer, a pousada disponibiliza uma pequena sala de ginástica e espaço para massoterapia (eu adorei as massagistas, estava com tensões musculares e tive sessões diárias que realmente valeram a pena e me tiraram as dores que estava sentindo na lombar e no pescoço).

Na entrada, são disponibilizadas bicicletas aos entusiastas do ciclismo, que queiram passear pela praia nesse meio de transporte (o que não é o meu caso, pois nunca aprendi a andar de bicicleta – pasme!). Há ainda uma sala de TV e leitura, onde os hóspedes podem alugar DVDs ou retirar da estante livros em alemão, português e inglês (um dos títulos disponíveis, em alemão, era a obra “Acima do Bem e do Mal”, de Friedrich Nietzsche).

Produzem ainda mel na pousada, com abelhas domesticadas, sem ferrão. Enfim, um encanto de lugar. 

 

O espetacular café da manhã

Como disse, o café da manhã da Pousada Refúgio da Vila é um capítulo à parte. Eles são conhecidos pelo fantástico buffet e por ainda prepararem tapiocas, omeletes, bolinhos de estudante, iogurtes e bijus frescos, que são servidos à mesa de cada hóspede.

Todas as manhãs, avistava aquela variedade de frutas, bolos, geleias, doces, pães e mel caseiros, tortas salgadas, mingau de tapioca, banana-da-terra assada, sucos de 3 sabores, sendo um deles detox. Uma maravilha.

E ao final da tarde sempre é servido um delicioso chá. Em uma das tardes houve um festival de sorvetes para animar as crianças da pousada – eu fiquei mais serelepe do que todas as crianças, com a quantidade de brigadeiros, caldas de chocolate e os sorvetes que vi…

 

Um dos melhores restaurantes da Praia do Forte

Quem quer comer bem na Praia do Forte deve conhecer o restaurante da Pousada Refúgio da Vila. É famoso na região, por conta de suas especialidades: culinária baiana e frutos do mar.

Há uma boa carta de vinhos e excelentes drinks. Tomei o Amor da Chapada (vodka, morango, limão siciliano, mel e claras) e o Caju do Mato (gin, caju, manjericão e tônica). Ao final, uma pequena garrafa do vinho argentino La Linda, que já havia experimentado na harmonização que fiz do restaurante Origem, em Salvador (experiência sobre a qual falarei em outro post).

De entrada, pedi uma burrata com tomate cereja e manjericão. O destaque, porém, foi para o prato principal, que é o ponto forte da casa. Trata-se de camarões servidos no coco verde. Você vai se servindo, à medida que raspa os suculentos pedaços de coco. Que experiência… Acompanhado de um belíssimo risoto, também de camarões. A sobremesa também foi inesquecível. A Cocada Especial da Núbia ao Forno, servida com sorvete de coco e farofa de leite. O restaurante é aberto ao público.

Deixe uma resposta